segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tony Gandra - Cabeleireiro Visualista/Visagista

VISAGISMO – A IDENTIDADE DA ALMA.


Tony Gandra*

Imagine a possibilidade de contatar alguém pela primeira vez e saber imediatamente sobre seu temperamento, seu lado luz e seu lado sombra, desvendando momentaneamente tudo sobre essa pessoa e seu modo de ser, e usar essa percepção visual imediata para iniciar um excelente relacionamento intimo, profissional, social, ou qualquer tipo de relacionamento que daí possa advir!...Pois é isso que a gente pode aprender ao tomar conhecimento da mais pura “linguagem visual” que o VISAGISMO nos traz!

O que é VISAGISMO?

VISAGISMO é um galicismo, proveniente do vocábulo da língua francesa – visage (rosto) – usado na lingua portuguesa. É um conceito muito usado atualmente entre Profissionais da área da Beleza: Cabeleireiros, Maquiladores e afins, na área da Saúde - Medicina Estética e Cirurgia Plástica, em RH - nas Empresas ao se admitir novos empregados, em “marketing” – na Industria da Cosmética Capilar e Corporal, etc.

O VISAGISMO foi trazido a publico pelo Maquilador francês Fernand Aubry em 1937, ao ter descoberto em suas pesquisas sobre rostos humanos, como criar ou transformar os mais diversos tipos através de maquilagens, usando sombras e cores intencionalmente, e de como é tão importante para todo mundo, a experiência do primeiro contato com alguém! É a primeira impressão que se tem ao contatar alguém pela primeira vez que mais marca o subconsciente humano! Não se tem uma segunda chance! Segundo suas pesquisas, o que mais marca num primeiro encontro são: aparência – 78%, gestual – 16%, e finalmente o que é falado – a voz: 6%. Esse célebre Maquilador faleceu em 1967, sem deixar nada escrito! Foram seus discípulos que fizeram chegar até nós sua trajetória profissional e humana. Entre eles, destacou-se o Cabeleireiro Claude Julliard, também francês, que em 1991, registrou três marcas pessoais sobre o conceito VISAGISMO: “Methode C. Julliard”, “Visagism Total Look” e “Gestuelle Intuitive”, ministrando desde então aulas sobre seus métodos pessoais a profissionais da área da Beleza. No ano de 2003, em São Paulo, o artista plástico Philip Hallawell, a pedido do Senac SP., lançou pela editora Senac, o livro VISAGISMO – Harmonia e Estética, dando um “up grade” nesse conceito. Através do conhecimento da linguagem visual, é possível criar um novo visual, ou transforma-lo intencionalmente, utilizando cortes, cores e penteados de cabelos, sempre com o intuito principal de que a pessoa se expresse a si mesma, levando cada uma a perceber-se como é, a se gostar mais, a ter sua auto-estima elevada, a celebrar a Vida enfim!

Os conceitos de Beleza física variam em cada sociedade, pessoa e época. Através do VISAGISMO uma pessoa pode não ser fisicamente bonita dentro dos padrões aceitos, mas expressar força, dinamismo e independência, atraindo para si admiração e respeito, tornando-se assim bela e com estilo.


MASSIFICAÇÃO/ INDIVIDUALIZAÇÃO.

Hoje, ao nos conectarmos com qualquer tela à nossa frente, somos bombardeados pela venda de padrões de Beleza específicos, que pode nos confundir em relação ao nosso visual e fazer-nos sofrer imensamente ao tentarmos copiar em nossa pele aquilo que a mídia tirana veicula incessantemente nessas telas todas como atual, moderno, belo e aceitável! Infelizmente, vemos grupos de pessoas, de todas as idades, tentando copiar esses padrões artificialmente criados e à venda no “bazar das ilusões” de todo o planeta, mesmo à custa de suas próprias Vidas!

Podemos perguntar: quantas pessoas temos em nosso circulo de amizade, que realmente expressam a SI MESMAS? Ou então, quantas dessas pessoas se conhecem e sabem usar aquilo que realmente fica bem aos seus tipos fisicos?

No mundo de hoje, através da massificação mundial provocada pela mídia escrita, falada e televisiva, a onda de insatisfação pessoal foi aumentada imensamente, mesmo que isso seja subjetivo! A maioria das pessoas não se sente bem “em sua pele”! Quantas são as pessoas que ao se olharem no espelho, conseguem ver-se como realmente são e mais ainda, conseguem, a partir de uma corajosa auto-análise, começar a transformar seus corpos para melhor porque mais saudáveis, sendo elas mesmas, sem querer copiar esse ou aquele corpo conhecido e famoso?

É comum em conversas entre as pessoas, em todos os níveis sociais, discutir-se em acirrada competição sobre quem é mais, está mais ou faz mais sucesso, tendo como modelos os ricos e famosos, os artistas, ou qualquer celebridade que esteja presente na mídia local e mundial! Raras são aquelas pessoas que conscientemente expressam-se a si mesmas e estão em paz consigo proprias!!!

Quando encontramos alguém que busca descontraidamente ser ela mesma, vamos sentir isso muito fortemente! Alguém assim, individuado (como dizia o mestre Yung), faz e muito a diferença! E é isso que é enfatizado pelo VISAGISMO!


COMO CONHECER OS QUATRO PRINCIPAIS TEMPERAMENTOS EXPRESSOS PELAS LINHAS DE CADA ROSTO?


Embora hoje em dia, diz-se que existem 32 tipos de personalidade e os mais variados tipos de temperamentos (some-se a isso mudanças de comportamento provocadas pelas variantes emocionais diárias), vamos nos pautar nos quatro tipos de personalidades/temperamentos, que foram classificados por Hipócrates (460-370 a.C.), um dos maiores cientistas da antiga Grécia, e posteriormente nominados pelo médico e filósofo grego Galeno (129-201 d.C.), a saber: sanguineo, colérico, melancólico e fleumático.

Segundo os estudos de Philip Hallawell, a pessoa de temperamento sanguineo tem o formato do rosto hexagonal, losangular ou triangular invertido com o queixo pronunciado. É uma pessoa do ar, leve, apreciadora da liberdade, curiosa, e por isso não tem muita estrutura. Tem necessidade de alguem que a ajude a organizar-se. É comumente chamativa. Mantém o humor e a calma diante de problemas. Como pisa na parte dianteira dos pés, não consegue dar sustentação ao corpo. Sua cor predominante é o amarelo. O tipo colérico tem o formato do rosto retangular e o queixo é reto e pronunciado. O colérico gosta do luxo, é clássico, decidido, busca seus objetivos e identifica-se com desafios. Pode ser insensível e não gosta da fraqueza alheia. Tem tendência a ser dominador e arrogante, e é autocrático. Sua força pode intimidar, cruza os braços e peita o mundo. Sua cor é o vermelho. O melancólico pode ter o rosto oval, retangular estreito ou no formato de um triangulo invertido com o queixo retraído. É sensível, organizado e profundo, buscando a perfeição no que faz. Podem ser artistas e científicos, sendo os últimos mais frios. Pisa com a planta dos pés dando passos curtos. Sua cor é o azul. O formato do rosto do fleumático é quadrado ou retangular. Comumente é uma pessoa desapegada, deixando fluir. Sendo diplomata, não gosta de confronto com os outros. Não tem muita iniciativa e é acomodado. Sua falta de motivação é o que mais lhe prejudica! Busca mais agradar aos outros que a si mesmo, e isso lhe pode ser desastroso! Tem tendência à espiritualidade. Anda arrastando os pés, senta desajeitado como se desabasse. Sua cor é o roxo.

IDENTIDADE DA ALMA.

Qual poderia ser considerada a identidade de uma alma? Sendo uma essência imaterial, a alma só consegue expressar-se através de corpos materiais, e trazendo em seu âmago a capacidade de entender, sentir, querer e emocionar-se, certamente sua experiência e aprendizado através dos corpos físicos são riquíssimo aprendizado personalizado e temperamental! Com certeza existirá uma linha de atração subjetiva quanto a uma alma específica unir-se a um corpo especifico! Indo além de crenças, de dogmas e de quaisquer limites de pensamento quanto ao nascimento e a morte de seres humanos, poderíamos falar numa visão metapsíquica quando entramos no campo do Visagismo! Para um “expert” em visagismo, é como se cada alma revelasse sua identidade através de rostos, e neles, além dos traços já explanados acima, o olhar nos mostrasse essa alma desnuda, na sua essencialidade, em mais uma experiência única de aprendizado tátil e objetivo do eterno aprender em formas densas, elaborando silenciosamente sua evolução inteligente através de todos os relacionamentos vividos conscientemente!!! Então, poderíamos dizer que o Visagismo vai muito além dos rostos, dos corpos, dos comportamentos momentâneos, chegando a ser uma reveladora metaciência, que facilita a vida das pessoas em todos os seus contatos sociais! Podemos mesmo dizer que todo aquele que se olha conscientemente num espelho e consegue enxergar-se, realiza o encontro de seu corpo com a sua alma!...

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS EM VISAGISMO.

Em minhas experiências pessoais como Cabeleireiro Visagista, tenho vivido agradáveis surpresas ao usar esse conceito no atendimento às pessoas que me procuram querendo mudar seus visuais, mas sem saber exatamente aquilo que querem! Como Terapeuta Holístico em Sincronicidade, posso sentir intimamente aquilo que as motiva e sugerir-lhes técnicas de transformações, mas como profissional da área da Beleza, compreendendo suas linguagens visuais, posso transforma-las externamente em minutos, dando-lhes um novo suporte visual para que uma mudança de postura interior se estabeleça mais facilmente!

Na revista Boa Forma – ed. Abril, n° 8, edição 243, pgs.118/121, de Agosto passado, fiz transformações em cabeças de três leitoras, empregando os conceitos do Visagismo de Philip Hallawell, e intencionalmente conseguimos dar um fantástico suporte visual para que essas três leitoras dessem conscientemente novos rumos às suas vidas e carreiras, segundo seus depoimentos posteriores!

É a Nova Consciência desabrochando em todo ser humano que busca auto-conhecer-se, realizando o encontro de seu corpo com a sua alma, pronto para dar um fabuloso salto quântico em tudo aquilo que foi conhecido até hoje na área mais conflituada da humanidade como um todo: a área dos relacionamentos humanos!

*TONY GANDRA – Cabeleireiro Visagista, Terapeuta Holístico em Sincronicidade e Escritor.

Contatos

emails – tony@tonygandra.com.br, tonygandra@uol.com.br

Site - www.tonygandra.com.br

Tony Gandra está atendendo no Salão Vila Beaute - Sky Beauty Shop 
Alameda Lorena, 1052 - Jardins - São Paulo
Tel.: (11) 3085-5566 / (11) 9 9944-7160

www.facebook.com/tonygandra

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